Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande

Feira das Profissões - 06/05/2014

No dia 6 de maio de 2014 realizou-se no nosso Agrupamento uma Feira das Profissões, no âmbito do processo de Orientação Escolar e Profissional levado a cabo pelo Serviço de Psicologia e Orientação para os alunos do 9.º ano, sendo que esta atividade foi aberta aos restantes alunos do 3º ciclo de escolaridade.

Estiveram presentes vários profissionais de diferentes áreas, atendendo às necessidades e interesses dos alunos, que, num formato informal e de proximidade, conversaram com os mesmos acerca da sua profissão, nomeadamente acerca das tarefas principais, das competências necessárias, das maravilhas e dificuldades da profissão, dos contextos de trabalho e da formação necessária.
Consideramos que esta foi uma atividade bastante significativa para o processo de orientação escolar e profissional dos alunos, pois estiveram representadas profissões do seu interesse, com as quais não têm um contacto próximo, o que lhes permitiu clarificar alguns aspetos e compreender, no geral, a profissão, bem como as escolhas necessárias ao nível da formação para o possível desempenho da mesma.
Aproveitamos para agradecer mais uma vez a todos os profissionais presentes!

 Aceda aqui ao álbum com fotos da atividade

SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO (SPO)

O que são os Serviços de Psicologia e Orientação (SPOs)?
São “unidades especializadas de apoio educativo, integradas na rede escolar, que desenvolvem a sua ação nos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário” que foram criadas pelo Governo Português, através do Decreto-Lei nº 190/191 de 17 de Maio de 1991, a fim de modernizar e melhorar a qualidade da Educação.
Os principais domínios de intervenção dos SPOs são: (1) o apoio psicopedagógico a alunos e professores; (2) o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa; e (3) a orientação escolar e profissional.

Como funciona o SPO do Agrupamento?
O SPO desenvolve o seu trabalho com base em atribuições e competências legais, visando responder às necessidades específicas da comunidade escolar e orientando-se pela planificação que integra o Plano Anual de Atividades do Agrupamento. A ação do SPO destina-se a alunos, professores, educadores de infância, funcionários, pais e encarregados de educação, ou outros profissionais que trabalhem em parceria com a escola.
A intervenção pode ser desencadeada por dois mecanismos: através da sinalização por parte de algum elemento da comunidade educativa ou através da avaliação de necessidades realizada pela psicóloga. Assumindo uma perspetiva preventiva e não remediativa dos problemas, a psicóloga auscultará os diferentes agentes da comunidade escolar, analisando as necessidades prementes, numa atitude proativa, de forma a ser um serviço que promova novas ideias, sugestões e iniciativas de promoção de competências e/ou de alteração de comportamentos.
Este serviço dispõe de um espaço de atendimento, na sala 38 da Escola EB 2/3 Miguel Leitão de Andrada, funcionando de 2.ª a 6.ª feira das 9h às 17h.

Como recorrer ao SPO?
Alunos, professores, educadores de infância, funcionários, pais e encarregados de educação, ou outros profissionais que trabalhem em parceria com a escola podem recorrer ao SPO:

- através do(a) Diretor(a) de Turma;
- através de contacto telefónico (916164504);
- através do e-mail (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

Nota: encontra-se disponível a ficha de sinalização para pedido de intervenção do SPO, bem como a lista de distribuição das duas psicólogas por turmas.

As psicólogas do Agrupamento,
Inês Freitas e Inês Guiomar