Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande

SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO (SPO)

O que são os Serviços de Psicologia e Orientação (SPOs)?
São “unidades especializadas de apoio educativo, integradas na rede escolar, que desenvolvem a sua ação nos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário” que foram criadas pelo Governo Português, através do Decreto-Lei nº 190/191 de 17 de Maio de 1991, a fim de modernizar e melhorar a qualidade da Educação.
Os SPO constituem-se como um serviço fundamental no suporte para uma escola inclusiva e de qualidade onde todos e cada um dos alunos encontrem respostas para a realização máxima do seu potencial. Assim, constituem-se como uma resposta integrada num modelo multinível de organização das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, que garanta a existência de um contínuo de respostas à diversidade de necessidades de todos os alunos.
Os principais domínios de intervenção dos SPO são: apoio psicológico e psicopedagógico individualizado; intervenção com grupos de estudantes para promoção de competências; apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa; consultoria psicológica promovendo ligação e integração entre os diferentes intervenientes no processo educativo dos alunos; orientação escolar e profissional, etc.

Como funciona o SPO do Agrupamento?
Os SPO desenvolvem o seu trabalho com base em atribuições e competências legais, visando responder às necessidades específicas da comunidade escolar e orientando-se pela planificação que integra o Plano Anual de Atividades do Agrupamento. A ação dos SPO destina-se a alunos, professores, educadores de infância, funcionários, pais e encarregados de educação, ou outros profissionais que trabalhem em parceria com a escola.
A intervenção pode ser desencadeada por dois mecanismos:
- sinalização por parte de algum elemento da comunidade educativa,
- avaliação de necessidades detetadas pela psicóloga.
Assumindo uma perspetiva preventiva e não remediativa dos problemas, os SPO auscultarão os diferentes agentes da comunidade educativa, analisando as necessidades prementes, numa atitude proativa, de forma a fomentar novas ideias, sugestões e iniciativas de promoção de competências e de alteração de comportamentos.
Este serviço dispõe de um espaço de atendimento, localizado na Escola EB 2/3 Miguel Leitão de Andrada, próximo da biblioteca e devidamente identificado, funcionando de 2.ª a 6.ª feira das 9h às 17h.

Como recorrer aos SPO?

Alunos, professores, educadores de infância, funcionários, pais e encarregados de educação, ou outros profissionais que trabalhem em parceria com a escola podem recorrer aos SPO:

- através do(a) Diretor(a) de Turma;
- através de contacto telefónico (916164504);
- através do e-mail (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

Nota: encontra-se disponível a ficha de sinalização para pedido de intervenção do SPO para atendimento individual, devendo o documento original ser entregue na secretaria do Agrupamento.

A psicóloga do Agrupamento,
Ana Luísa Silva